quinta-feira, 17 de junho de 2010

Saúde e higiene vocal

O que é higiene vocal?
Consiste em normas básicas para nos ajudar a preservar a saúde vocal e a prevenir o aparecimento de alterações e doenças.

A quem é dirigido este assunto?
A todas as pessoas. Particularmente àqueles que se utilizam mais da voz ou que apresentam tendência a alterações vocais, os chamados profissionais da voz.
São profissionais da voz os locutores, atores, cantores, professores, advogados, telefonistas, etc. Entretanto, muitas de suas atividades verbais são incompativeis com a saúde vocal, podendo danificar os delicados tecidos da laringe e produzir um distúrbio vocal decorrente do abuso ou mal uso da voz. É alarmante o fato de quase não haver, nas escolas e universidades, uma preocupação em preparar estes profissionais para lidarem com a voz no seu dia a dia, já que ela é fundamental como instrumento de trabalho.

Quais as consequências dos abusos vocais?
Dentre as alterações mais freqüentes observadas nestes profissionais, temos os nódulos vocais (nodulações semelhantes a calos) e os edemas (inchaços das pregas vocais).
(Fonte: Manual de higiene vocal para profissionais da voz, de Silvia Rabelo Pinho.)

Quem pode tratar dos problemas de voz?
O médico otorrinolaringologista é quem pode diagnosticar possíveis problemas no aparelho fonador. A partir de seu diagnóstico, se necessário o fonoaudiólogo fará a correção de possíveis problemas através de exercícios. Após tratar a voz com esses profissionais, é útil também fazer um curso de técnica vocal.

Dicas para se ter uma boa voz

Dormir oito horas por dia.
Fazer exercícios de aquecimento vocal é imprescindível para os profissionais da voz.
Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. Outros líquidos que podem substituir a água são a água de côco e sucos naturais que não sejam ácidos, como o de melancia e o de pêssego.
Se tomar chá, prefira chá de camomila, erva doce, chá de frutas, etc.
Comer uma maçã por dia, verduras, legumes e comidas com temperos naturais (alho, cebola, manjericão, alecrim, tomilho, hortelã, orégano, cúrcuma, entre outros).
Para que você possa ter uma boa voz, tente por em prática tudo o que pode melhorar a sua qualidade vocal.
Se você gostou desse assunto e achou interessante para você, mas tem dúvidas, pode deixar as suas perguntas no comentário que eu responderei.

Dicas de hábitos que são prejudiciais à saúde vocal

Tomar refrigerantes (o gás agride as pregas vocais).
Ingerir comidas muito condimentadas, balinhas de hortelã, gengibre etc. Seus efeitos sobre as pregas vocais são mascarados. Essas balinhas dão uma falsa sensação refrescante, mas são prejudiciais para as pregas vocais. Café, chá preto, chá mate, chocolate e derivados de leite não são muito bem-vindos para as pregas vocais, mas podem ser ingeridos com moderação. Essas bebidas podem trazer secreção para as pregas vocais e isso faz você pigarrear. Pipoca, amendoim, alimentos com muito sal, bebidas alcoólicas, fumo etc. são prejudiciais para a vida de qualquer pessoa, inclusive os profissionais da voz.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Algumas formas de abusos vocais a serem evitadas

1. Gritar sem suporte respiratório
2. Tossir ou pigarrear excessivamente
3. Falar em ambientes ruidosos ou abertos
4. Utilizar tom grave ou agudo demais
5. Falar excessivamente durante quadros gripais ou crises alérgicas
6. Praticar exercício s físicos falando
7. Falar abusivamente em periodo pré-menstrual
8. Falar demasiadamente
9. Rir alto
10. Falar muito após ingerir grandes quantidades de calmantes ou diuréticos
11. Discutir com frequência
12. Cantar inadequadamente ou abusivamente, ou ainda participar de corais e cantar em vários estilos musicais (fora da sua tessitura vocal)
13. A presença de refluxo gastro-esofágico pode em algumas situações banhar as pregas vocais, agredindo-as.

(Estas instruções foram tiradas do livro Manual de higiene vocal para profissionais da voz, de Silvia Rabelo Pinho, publicado pela Editora Pró-Fono em 1997.)