quinta-feira, 17 de junho de 2010

Saúde e higiene vocal

O que é higiene vocal?
Consiste em normas básicas para nos ajudar a preservar a saúde vocal e a prevenir o aparecimento de alterações e doenças.

A quem é dirigido este assunto?
A todas as pessoas. Particularmente àqueles que se utilizam mais da voz ou que apresentam tendência a alterações vocais, os chamados profissionais da voz.
São profissionais da voz os locutores, atores, cantores, professores, advogados, telefonistas, etc. Entretanto, muitas de suas atividades verbais são incompativeis com a saúde vocal, podendo danificar os delicados tecidos da laringe e produzir um distúrbio vocal decorrente do abuso ou mal uso da voz. É alarmante o fato de quase não haver, nas escolas e universidades, uma preocupação em preparar estes profissionais para lidarem com a voz no seu dia a dia, já que ela é fundamental como instrumento de trabalho.

Quais as consequências dos abusos vocais?
Dentre as alterações mais freqüentes observadas nestes profissionais, temos os nódulos vocais (nodulações semelhantes a calos) e os edemas (inchaços das pregas vocais).
(Fonte: Manual de higiene vocal para profissionais da voz, de Silvia Rabelo Pinho.)

Quem pode tratar dos problemas de voz?
O médico otorrinolaringologista é quem pode diagnosticar possíveis problemas no aparelho fonador. A partir de seu diagnóstico, se necessário o fonoaudiólogo fará a correção de possíveis problemas através de exercícios. Após tratar a voz com esses profissionais, é útil também fazer um curso de técnica vocal.

3 comentários:

  1. Ouçamos o que Jesus quer dizer.

    Será que temos dado ouvidos à Palavra de Deus? Temos tirado tempo para um breve momento de meditação diária, pelo menos como esta leitura de agora? E quanto a visita à casa de Deus, temos ido ainda à Igreja ou já nem lembramos mais onde ela fica? E temos falado do amor de Cristo para outras pessoas? Quem sabe até mesmo entre os familiares e amigos que temos, encontram-se pessoas que nada sabem de Jesus. Ao observar nossa forma de viver e ouvir nosso testemunho, outras pessoas podem ser levadas pelo Espírito Santo a crer em Jesus Cristo.
    Que nós continuemos a ouvir Jesus falando pela Bíblia Sagrada. E que ele nos dê o ânimo, a força e o amor necessários para falarmos da Salvação a outras pessoas que convivem conosco.

    Oremos: Salvador Jesus, obrigado porque eu posso ouvir a tua voz. Obrigado por me concederes a honra de ser a tua voz a anunciar teu evangelho. Amém.


    Bjs no coração
    Luna e Familia...

    ResponderExcluir
  2. Conhecendo o amor que me ensina a amar

    Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela (Ef 5.25). Seria esta a receita de um casamento feliz? Amar a esposa da mesma maneira que Cristo amou a sua Igreja? Mas você consegue demonstrar tamanho amor por ela? Às vezes, quanto mais conhecemos a outra pessoa, mais dificuldades temos em amá-la, pois seus defeitos também se tornam visíveis aos nossos olhos. O que fazer? Quem sabe seja o momento para você conhecer um pouco mais do amor que Jesus Cristo tem por você. É Jesus que ama você e lhe ensina a amar. É Jesus que perdoa e ensina a perdoar. É Jesus Cristo que leva você a perceber que a sua amada precisa de você. É Jesus Cristo que ensina a desfrutar das verdadeiras alegrias que o seu casamento poderá dar a vocês dois.

    Oremos: Ó querido Deus, ajuda-me a enfrentar as dificuldades da vida a dois. Fortalece a minha fé em ti para que eu possa compreender e amar a minha esposa. Por Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir